Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroSantos, Célia Maria Gonçalves dos2019-07-302022-01-092019-01-092018http://hdl.handle.net/10400.1/12700As exigências da escola do século XXI desafiam os professores a romper com práticas pedagógicas fortemente enraizadas no passado e a explorar diferentes recursos por forma a pôr em prática uma modalidade curricular, de abordagem multinível, ajustada à aprendizagem e inclusão de todos os alunos. Existem projetos educativos que recorrem a cães de ajuda social, para a redução de barreiras e aporte motivacional, de forma a que cada aluno aceda ao currículo e às aprendizagens até ao limite das suas potencialidades. Estas práticas têm vindo a replicar-se em alguns cenários educativos, sobretudo para colmatar dificuldades de crianças com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se investigar as representações sociais sobre o recurso a cães de ajuda social, em contexto escolar, como adjuvantes de professores e técnicos que intervêm junto de crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento. Desenhou-se a investigação numa perspetiva de estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com uma amostra intencional, de conveniência, constituída por professores de educação especial, técnicos especializados, técnicos especialistas em intervenções assistidas por animais e encarregados de educação das crianças que beneficiaram da intervenção. Os resultados convergem no sentido de validar a aplicação do recurso ao cão de ajuda social, possibilitando potenciar a qualidade e a eficiência das respostas proporcionadas aos alunos, valorizando e incentivando as contribuições de todos os recursos para o desenvolvimento humano, e para que a aprendizagem possa ser para cada criança ou jovem um processo social, dinâmico e universal.The requirements of the 21st century school challenge teachers to break with pedagogical practices that are deeply rooted in the past and to explore different resources in order to put into practice a curricular modality, multilevel approach, adjusted to the learning and inclusion of all students. There are educational projects that use social assistance dogs, to reduce barriers and motivational support, in order to ensure that each student accesses the curriculum and the learning to the limit of their potentialities. These practices have been replicated in some educational scenarios, especially to overcome difficulties of children with special educational needs. The purpose of this study was to investigate social representations about the use of social assistance dogs in the school context as adjuvants of teachers and technicians who intervene with children and youth with developmental disorders. The research was designed in an exploratory study perspective, with a qualitative approach, applied to an intentional sample of convenience, made up of special education teachers, specialized technicians, specialists in animal assisted interventions and children’s parents or tutors who benefited from the study intervention. The results converge to validate the application of the social assistance dog, making it possible to enhance the quality and efficiency of the responses provided to the students, valuing and encouraging the contributions of all resources to human development, and so that learning can be for each child or young person a social, dynamic and universal process.porEscolaIntervenções assistidas por animaisInclusãoRepresentaçõesOs cães de ajuda social em contexto escolar: representações, expectativas e desafiosmaster thesis202241637