Martins, Maria HelenaRodrigues, Margarida Isabel2016-02-152016-02-152015-12-022015http://hdl.handle.net/10400.1/7688Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015É importante conhecer as particularidades das famílias com filhos com Necessidades Educativas Especiais, para que se possa de forma mais efetiva auxiliar estas famílias a ultrapassarem as barreiras que lhes são impostas. O principal objetivo do presente estudo consistiu em analisar a resiliência familiar, a percepção que as famílias têm das suas forças familiares, a esperança e o stresse percebido em pais com filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A amostra foi constituída por 31 indivíduos, com idades compreendidas entre os 27 e os 56 anos (M = 40.81; DP = 7.998). Os dados foram recolhidos recorrendo a um questionário construído pela autora do estudo e aos seguintes instrumentos: Family Resilience Assessment Scale (FRAS); Questionário de Forças Familiares; Escala sobre a Esperança; e a Escala de Stresse Percebido. Os resultados indicam que os pais apresentam níveis satisfatórios de resiliência familiar, bem como de esperança e são capazes de percepcionar as forças da sua família, em contra partida, o stresse percebido apresenta valores relativamente baixos. Como conclusão do estudo, destaca-se a importância de criar intervenções centradas na família, e procurar identificar e implementar os processos que possibilitam às famílias lidar de forma mais eficaz com as situações de stresse e fortalecerem-se, tendo por base as forças e resiliência familiares.porPsicologia da educaçãoNecessidades educativas especiaisRelações familiaresResistênciaEsperançaSuporte familiarStresseVencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiaismaster thesis201079569