Sequeira, BernardeteSerrano, AntónioMarques, João Filipe2014-06-302014-06-302012Sequeira, B. D., Serrano A. M., Marques J.F. (2012) “Gestão do Conhecimento em Organizações Turísticas”, Atas do VIIº Congresso Português de Sociologia – Sociedade Crise e Reconfigurações, disponível em http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0823_ed.pdf978-989-97981-0-6AUT: BSE01981; JFM01235http://hdl.handle.net/10400.1/4579O debate sobre a Gestão do Conhecimento tem mobilizado uma variedade de áreas que procuram descortinar a complexidade do processo, bem como os contextos de aplicação do conceito. Na era da globalização em que vivemos, os principais fatores que diferenciam as sociedades e as organizações dependem, cada vez mais, da qualidade da gestão do capital humano e da qualidade da gestão do conhecimento. Um dos principais problemas com que se confrontam as organizações contemporâneas está na promoção de contextos e na produção de instrumentos organizacionais que facilitem a inovação e a criação de novo conhecimento. A presente comunicação, consubstancia-se na apresentação de alguns aspetos e de alguns resultados preliminares de uma investigação, designada por “Gestão do Conhecimento Organizacional em Organizações Turísticas”. A qual, tem como objetivo analisar a forma como organizações hoteleiras no Algarve gerem o seu conhecimento. A metodologia utilizada na referida investigação consistiu-se na análise de três casos de três grupos hoteleiros, nos hotéis que operam no Algarve, com recurso a um inquérito por questionário administrado a uma amostra estratificada dos colaboradores dos grupos hoteleiros, a entrevistas semi-estruturadas aos Diretores de hotéis e outras chefias e à análise documental. O modelo construído para esta investigação estrutura-se em torno de dois eixos que identificam as etapas do processo de Gestão do Conhecimento e as práticas facilitadoras do mesmo, permitindo uma visão integrada de dinâmica da gestão do conhecimento.porGestão do conhecimentoPráticas facilitadorasOrganizações hoteleirasGestão do conhecimento em organizações turísticasconference object