Abrantes, AntónioRibeiro, LuísSilva, CarlosRodrigues, SóniaAlmeida, RuiAzevedo, KevinReis, MónicaMadeira, Mélanie2020-10-212020-10-212018Abrantes, A. F., Ribeiro, L., Silva, C. A., Rodrigues, S. R., Reis, M. V., Azevedo, K. B., Almeida, R. P. P., & Madeira, M. (2018). Influência das Redes Sociais na Formação Escolar. In J. Fialho, J. Saragoça, M. Santos, & S. Baltazar (Org.). Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas (pp. 204-224). Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais. Edição CICS.NOVA. ISBN: 978-989-99782-7-0.978-989-99782-7-0http://hdl.handle.net/10400.1/14789A formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos.porRedes sociaisFormação escolarInfluência das redes sociais na formação escolarbook part