Martins, Maria HelenaSousa, Maria João Ribeiro2016-05-102016-05-1020142014http://hdl.handle.net/10400.1/8199Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014As perturbações do espectro do autismo (PEA) caracterizam-se tipicamente por uma tríade clínica de perturbações que afetam as áreas da comunicação, interação social e comportamento. A literatura evidencia que as famílias de crianças com PEA experienciam altos e significativos níveis de stresse. De facto, o autismo constitui um desafio muito difícil, comparativamente com outras perturbações do desenvolvimento, apresentando estas famílias necessidades muito específicas. Deste modo, pretende-se responder à necessidade de abordar a problemática das famílias com crianças com autismo, dadas as incontestáveis dificuldades e as adversidades que estas enfrentam. Esta investigação tem como objetivo geral analisar as necessidades das famílias de crianças com autismo, a resiliência e o suporte social. Participaram neste estudo, descritivo e correlacional, 48 sujeitos, famíliares de crianças e jovens com autismo, com idades compreendidas entre os 23 e os 56 anos (M = 38.21; DP = 7.74). Foi possível comprovar que o suporte social apresenta correlações com as necessidades das famílias e com a sua resiliência. Os dados obtidos no nosso estudo mostram que o género dos participantes e a idade da criança com autismo, juntamente com as necessidades das famílias e o suporte social, têm impacto na resiliência. As famílias de crianças e jovens com autismo apresentam resiliência, perante as necessidades e adversidades que enfrentam, e são apontadas necessidades que devem ser atendidas.porPsicologia da educaçãoAutismoFamíiasResiliênciaSuporte socialNecessidades das famílias com crianças com autismo, resiliência e suporte socialmaster thesis202130878