Martins, CátiaCarmo, Ana Carolina Pacheco do2020-08-062020-08-062020-01-23http://hdl.handle.net/10400.1/14617O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Jardim de Infância. Este relaciona-se com a extrema importância de dar liberdade à criança para explorar e descobrir os seus interesses, de forma autónoma e independente. Desta perspetiva urgiu a relação entre os interesses e o desenvolvimento vocacional. Pretendeu-se, também, perceber de que forma o meio envolvente da criança pode, ou não, condicionar as suas escolhas, num paradigma relacional entre o género e as áreas Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). Por consequência, foram delineadas duas questões de investigação: Será que as preferências das crianças relativamente às áreas da sala de atividades correspondem às áreas que mais frequentam e onde se percecionam com maior autoeficácia?; Existem, na criança, (pre)conceitos associados ao género relativamente à escolha das áreas na sala e às atividades? E relativamente às áreas profissionais? Na recolha de dados refletiu-se acerca do ambiente educativo e observou-se a frequência das crianças relativamente às áreas organizadas em sala. Posteriormente, uma avaliação da criança em relação ao ambiente educativo e a adaptação da primeira parte do questionário Inventory of Children's Activities – Revised (ICA-R), onde os(as) participantes realizaram uma avaliação face às atividades do quotidiano preferidas. Por último, a realização de um jogo para se compreender a interpretação do mundo das profissões aliado ao género e às áreas STEM. Em suma, concluiu-se que o ambiente educativo e os materiais disponíveis são cruciais para a exploração direta daqueles que são os interesses da criança, o que implica um olhar atento do(a) educador(a). Potenciar o interesse na primeira infância das áreas STEM revela-se essencial, não só pelo conhecimento já existente em relação às profissões, mas também pelo facto de o desenvolvimento vocacional se encontrar em construção e com extrema ligação aos interesses da criança atuais e futuros.This research report was developed in the Supervised Teaching Practise (STP), in kindergarten context, and it’s related with the importance to let children explore and find their interests, in an autonomous way. From this perspective, it was tried to understanding the relationship between interests and vocacional development. It was also intendent to understand how the children daily enviroment may or may not condition their choices, in a relational paradigm between gender and Science, Technology, Enginnering and Mathematics (STEM) areas. By that moment, two research questions were defined: Do children's preferences for the areas of the playroom correspond to the areas they most frequent and where they perceive themselves most effectively? Are there (pre)gender concepts regarding the choice of areas in the room and activities? And what about the professional areas? Data collection was reflected on the educational environment and, first it was observed the frequency of children in the areas avaliable in the room. Subsequently, an assessment of the child in relation to the educational environment and the adaptation of the first part of the Inventory of Children's Activities – Revised (ICA-R). In that questionnaire, children made their own avaliation about favourite daily activities. Finally, it was made a game to understand the interpretation of the world of professions combined with gender and STEM areas. Finally, it was concluded that the educational environment and available materials are crucial for the direct exploration of children’s interests, which implies a close look by the kindergarten teacher. Furthermore, early childhood interest in the STEM areas is essential not only for the existing knowledge of the professions, but also for the fact that vocational development is under construction and closely linked to current and future child interests.porInteressesÁreas da sala de atividadesEducação pré-escolarPreferênciasStemDesenvolvimento vocacional na educação pré-escolar: os (pre)conceitos de género, interesses e autoeficáciamaster thesis202487350