Silva, João AlbinoMendes, Júlio CostaNeves, Manuel José Chaves2016-07-152016-07-1520042004http://hdl.handle.net/10400.1/8574Dissertação de mest. em Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2004As pequenas e médias empresas turísticas constituem a maior parte do tecido empresarial do Algarve. A sobrevivência e o sucesso deste tipo de empresas no mercado passam pelo imperativo da gestão da qualidade como estratégia de longo prazo. Neste contexto, a certificação da qualidade nas empresas turísticas configura-se apenas como o primeiro passo para a adopção da gestão pela qualidade total, como meio para alcançar a excelência. O objectivo da tese consiste em traçar o perfil da excelência das pequenas e médias empresas turísticas com sede no Algarve, com base nos resultados obtidos através da implementação do questionário de auto-avaliação. Pretende-se com este exercício de diagnóstico, contribuir para a adopção de conceitos e metodologias conducentes ao sucesso das organizações em particular, e do destino turístico Algarve em geral. O processo de auto-avaliação permite às organizações saberem como e onde se posicionam numa escala de excelência empresarial. Simultaneamente, possibilitam a identificação de potenciais áreas de melhoria, tornando assim possível a definição de um quadro estratégico das acções a desenvolver. Os resultados da investigação indicam como principal problema das empresas estudadas a gestão e satisfação dos colaboradores, critérios que apresentam os índices de abordagem mais baixos no conjunto dos nove que constituem o modelo de excelência Europeu. Se a auto-avaliação é indispensável e o henchmarking fundamental para uma gestão empresarial mais eficaz, o modelo da European koundahon for Quality Management, apresenta-se como uma solução para as organizações utilizarem essas ferramentas estratégicas, determinantes para a obtenção de bons resultados de desempenho, num mercado turístico global cada vez mais competitivo e exigente.porPME TurísticaAuto-AvaliaçãoCertificaçãoGestão da QualidadeQualidade TotalExcelênciaO perfil da excelência nas PME's turísticas do Algarvemaster thesis