Rodríguez, Juan CarlosOsório, Fernando José dos Santos2018-11-222018-11-2220122012http://hdl.handle.net/10400.1/10987A matemática, enquanto área fundamental do saber, tem, como sempre teve, uma importância fundamental na sociedade. Embora muitas vezes não seja visível, ela está em todo o lado. Assim sendo, torna-se necessário providenciar um bom processo de ensino-aprendizagem da matemática. Mas este processo é complexo e envolve vários atores. Este Relatório pretende, por um lado, mostrar as visões e conceções dos diferentes intervenientes no processo e, por outro, dar a minha visão sobre o ensino da matemática enquanto interveniente no processo no decurso da Prática de Ensino Supervisionada mas também enquanto professor de matemática ao longo de vários anos com uma atividade reflexiva sempre constante. Nos primeiros capítulos do Relatório são abordadas as políticas educativas e são feitas considerações sobre os programas de Matemática atualmente em vigor nos ensinos básico e secundário. De seguida, é apresentado um estudo sobre as visões e conceções de um grupo de professores de Matemática. O último capítulo é dedicado à descrição e justificação das minhas atividades no decurso da Prática de Ensino Supervisionada. Não só neste como nos restantes capítulos, procurei sempre dar a minha opinião e expor as minhas conceções sobre variados aspetos do processo de ensino-aprendizagem da matemática.porMatemáticaEnsinoAprendizagemPrática pedagógicaConceçõesVisõesEnsino básicoEnsino secundárioConceções, visões e prática pedagógica da matemática: relatório da prática de ensino supervisionadamaster thesis202209652