Valadas, Sandra T.Ribeiro Gonçalves, Fernando2013-10-072013-10-072013-04-06AUT: SVA01353; FGO00556http://hdl.handle.net/10400.1/3031Tendo com pano de fundo as perspetivas dos atores mais diretamente envolvidos no processo de avaliação externa de escolas do ensino não superior, iremos centrar-nos, fundamentalmente, na recolha de opiniões junto dos diretores de escolas relativamente ao impacto e efeitos da avaliação externa. A comunicação centrar-se-á nos diferentes tipos de entrevista (diretiva, semi diretiva e não diretiva) e procedimentos (construção, validação e aplicação). A utilização das entrevistas enquanto estratégia metodológica será devidamente contextualizada e apresentadas as vantagens da sua aplicação ao público em causa. Serão também referidas as dimensões em análise, reportadas ao projeto, e que remetem para o impacto e efeitos na escola (organizacionais, pedagógicos e curriculares) e na comunidade. Por fim, serão referidos alguns procedimentos de análise de dados utilizados no quadro de softwares específicos (N-vivo) e outros procedimentos de análise de conteúdo (categorização emergente e pré-determinada).porAspetos metodológicos do inquérito por entrevistaconference object