Farias, CristinaCalado, Sandra Sofia Gonçalves da Costa Cândido2012-10-102012-10-102010159.98 CAL*Dis Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/1732Dissertação de mest., Psicologia (Psicologia da Saúde), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010Este estudo foi desenvolvido com o objectivo de avaliar a qualidade de vida (QV) do professor com disfonia, através da utilização do questionário de actividade vocal e estilos de vida (QAVEV) e o Questionário de Índice de Desvantagem Vocal (IDV), aplicado por Susana V. Freitas (2006) e o questionário sobre Qualidade de Vida, aplicado por Vaz-Serra; Canavarro; Simões; Pereira; Gameiro; Quartilho; Rijo; Carona & Paredes (1998), Whoqol – versão abreviada. Estes instrumentos avaliam os domínios físicos e sócio-emocional da qualidade de vida dos indivíduos com distúrbios da voz. Participaram deste estudo 48 professores, com queixas vocais, do ensino público. A idade do grupo variou entre 25 a 55 anos. A maioria dos recrutados era do sexo feminino. Este trabalho constatou que os problemas de voz têm impacto negativo na QV dos docentes e este impacto é pouco percebido por eles. Apesar de elevada prevalência de disfonias entre profissionais docentes, permanece inexplorada a associação entre o uso da voz na sala de aula e os condicionantes derivados da organização do trabalho.porDisfoniaProfessoresQualidade de vidaVozDisfonia - riscos na profissão docentemaster thesis