Coelho, Ana Cristina Hurtado de MatosMendes, Tânia Sofia Bento2017-09-192017-09-192017-01-132016http://hdl.handle.net/10400.1/9977Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017Este relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula, e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo 2014/2015. A investigação decorreu numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como principais objetivos: (i) analisar a composição e procedimentos de experiências integradas em Kits comerciais, desenvolvidos no âmbito da educação em ciências; (ii) estudar a adequabilidade dessas experiências ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, no 1.º CEB. O projeto integrou uma componente investigativa e uma componente de intervenção educativa, não se tendo pretendido dissociar uma da outra. Os alunos abrangidos pelo estudo pertenciam ao 2.º e 4º anos do 1.º CEB. Do processo investigativo fizeram parte as seguintes etapas: (a) estudo das experiências dos Kits didáticos; (b) construção de instrumentos de recolha de dados, designadamente, questionários, usados para avaliação das experiências dos Kits, por parte dos alunos; (c) implementação das experiências dos Kits em contexto de sala de aula. Neste projeto estudaram-se algumas experiências propostas nos Kits “Corrente elétrica” e “Ciência da água” da empresa Science4you. Com base nas respostas dadas pelos alunos às questões do questionário, constatou-se, entre outros aspetos, que o vocabulário usado nos manuais dos Kits não é todo do conhecimento dos alunos, e que as imagens que acompanham os procedimentos das experiências nem sempre são suficientemente ilustrativas do que se pretende. Verificou-se, também, que existem muitas limitações quanto à utilização autodidata destes Kits pelos alunos. Para que as experiências possam ser exploradas num contexto de ensino aprendizagem, com vista à construção de conhecimento significativo, necessitam da participação ativa do professor como condutor e desencadear de aprendizagens.porEducação em ciênciasEnsino básicoKits didáticosLiteracia científica e trabalho práticoEstudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aulamaster thesis201710030