Cepero, María Del MarSousa, CarolinaGonçalves, Carla DionísioBorges , Maria Leonor2025-05-062025-05-062025-02978-989-9244-06-1http://hdl.handle.net/10400.1/27090A universidade do século XXI é percebida como um espaço aberto à realidade social e aos seus conflitos, assumindo uma responsabilidade social com a qual responde com garantias de sucesso às demandas desencadeadas na sociedade, buscando a equidade, a promoção da justiça e a solidariedade. Os estudantes que acedem hoje à universidade são altamente diversificados, o que suscita a necessidade de tornar realidade uma pedagogia inclusiva, que leve os professores a responder às diferenças individuais, de modo a evitar que certos estudantes possam ser excluídos, emergindo assim uma abordagem que permita lançar as bases de uma universidade sustentável e inclusiva: todos os estudantes podem aprender desde que lhes sejam oferecidas as condições mais adequadas para tal (Moriña, 2020). De facto, muitos estudantes têm apresentado sérias dificuldades em aceder eficazmente à Internet devido a situações económicas complexas, quer por não poderem adquirir equipamento informático, quer por os seus locais de residência terem fraca conetividade. O impacto e a presença de ferramentas tecnológicas nas salas de aula universitárias, as abordagens de ensino centradas no estudante, ou a presença crescente de estudantes tradicionalmente não representados nos espaços universitários, conduzem à necessidade de reformular o papel docente, sublinhando a essencial formação permanente como forma de responder a esta nova realidade educativa.porManual RESUPERES proposta de intervenção para o desenvolvimento da resiliência no ensino superior. Superação de adversidadesbook10.34623/jsjd-ev10