Castela, GuilhermePurificación Gallindo, Maria da2014-07-302014-07-302004-10-26972-99397-0-5AUT: GCA01514http://hdl.handle.net/10400.1/4861A metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da Decisão a um nível mais complexo e, dentro das técnicas de estatística multivariada ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964; Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez, 2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um indivíduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).porEstatística multivariadaAnálise conjuntaMarketingEstratégiaDesenho de experiênciasDesenhos factoriais fraccionários ortogonais assimétricosMetodologia de qualidade de TaguchiA perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo da tomada de decisãobook part