Gil, Francisco BaptistaSantos, Eunice Fernandes dos2017-09-252017-09-252017-01-092016http://hdl.handle.net/10400.1/10013Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) na cidade de Olhão. Os intervenientes foram um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, uma educadora de infância e duas técnicas auxiliares de ação educativa. Com base na necessidade de compreender e melhorar o conhecimento da prática pedagógica, enquanto futura educadora, realizámos um estudo com o intuito de observar a influência das atividades de expressão plástica no desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação, nomeadamente capacidades gráfico-plásticas, de crianças em Educação Pré-Escolar. Promovemos estratégias pedagógicas, valorizando a criatividade e expressão da criança. Nesse sentido, o estudo realizado assumiu-se como sendo de natureza essencialmente qualitativa e descritiva. Observámos que ao longo do período de estágio o grupo de crianças demonstrou uma notória evolução na sua expressividade, e que, através das atividades implementadas, foram capazes de partilhar conhecimentos, demonstrando a relevância que as expressões, e a expressão plástica em particular, podem ter no processo educativo. Devendo contribuir para se tornar um meio enriquecedor no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Os educadores devem ter um papel fundamental no processo educativo. A atitude que adotam perante situações, em que é pretendido estimular a expressão da criança, é o primeiro passo para tal.porEducação pré-escolarDesenvolvimento da expressão e comunicaçãoExpressão plásticaEstratégias de intervençãoA criatividade na construção de materiais para o desenvolvimento da ação pedagógicamaster thesis201711737