Ferreira, Eugénia Maria Dores MaiaCorreia, Juan Pablo RodriguesVieira, Filipa Vitória Cruz de Macedo2018-06-182018-06-182017-12-052017http://hdl.handle.net/10400.1/10686Esta dissertação tem como principal objetivo construir, identificar e analisar o perfil do hóspede de uma unidade de alojamento na tipologia de Apartamentos Turísticos 3* em Albufeira através das suas caraterísticas, preferências e motivações pelo lado da procura, de forma a implementar novos produtos e serviços. Foram salientados, em primeiro lugar, os atributos do alojamento turístico e a sua inserção em contexto da oferta na Região do Algarve. Destacaram-se os fatores associados à procura como motivações e atributos, e a caraterização do Algarve pelo lado da procura. Exibiu-se um perfil do turista tradicional que visita o Algarve. A contextualização termina com uma inserção turística e caraterização do município de Albufeira com o enquadramento de uma análise SWOT da unidade de alojamento. Para a recolha de dados, foi desenvolvido um inquérito que se traduziu num questionário, em formato digital entre 15 de junho e 4 de julho de 2016 que se revelou insuficiente, sendo distribuído em formato papel de 4 julho a 9 de setembro de 2016. Os resultados caraterizaram quatro perfis de hóspede denominados: “Casais Jovens Exclusivos”, “Famílias Ibéricas”, “Estudantes Europeus” e “Famílias/Casais Jovens ativos”. De acordo com a procura, concluiu-se que os perfis de hóspedes encontrados variam em caraterísticas sociodemográficas, tipo de gastos e preferências e que a segmentação se revelou uma ferramenta eficaz na captura de perfis na época alta. Ficou também indicada que a concretização dos novos serviços e produtos propostos pelo alojamento devem ser assegurados de acordo com os perfis encontrados.porProcura turísticaAlgarveAlbufeiraApartamentos turísticosPerfilApartamentos turísticos 3* Borda d’Água: uma análise multidimensional à identidade do hóspedemaster thesis201931800