Agapito, Dora Lúcia MiguelPereira, Luís Miguel Soares Nobre de Noronha eEncarnação, Miguel Baião da2025-01-162025-01-162024-07-30http://hdl.handle.net/10400.1/26637O marketing sensorial e, em especial o marketing olfativo, tem vindo a tornar-se parte fundamental das estratégias de marketing de muitas empresas. Esta abordagem permite diferenciação e pode impactar o comportamento do consumidor. Apesar de se encontrar bastante literatura ligada ao marketing sensorial, existem muito poucos estudos experimentais realizados em ambiente real na indústria da restauração que se foquem na investigação da aplicação de técnicas de marketing olfativo e a existência de algum efeito no comportamento dos consumidores. O principal objetivo deste estudo é entender se existe uma relação causal entre um estímulo olfativo com aroma a chocolate e a escolha e intenção de compra, por parte dos clientes de um restaurante, da sobremesa com sabor a chocolate. O processo de pesquisa deste trabalho foi elaborado a partir de um desenho experimental clássico, com uma experiência realizada num restaurante de fine dining. O desenho experimental foi formado por um grupo de teste e um grupo de controlo, sendo que o grupo de teste foi exposto a um aroma a chocolate, enquanto o grupo de controlo apenas aos aromas presentes normalmente no restaurante. Este estudo adota uma abordagem quantitativa, tendo a recolha de dados sido realizada através da aplicação de um questionário a uma amostra de 152 clientes do restaurante. Estes dados foram posteriormente analisados através de análises descritivas e testes de hipóteses. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação causal entre a exposição ao aroma a chocolate e a escolha da sobremesa de chocolate no final da refeição. A escolha da sobremesa de chocolate destacou-se claramente no grupo de teste, quando comparado com o grupo de controlo, onde não foi a primeira opção dos clientes. Apesar dos resultados apontarem que a exposição ao aroma não aumenta o apetite por chocolate, estes demonstram que a presença do estímulo olfativo tem influência direta na escolha da sobremesa de chocolate e na existência de uma sobremesa dominante.Sensory marketing, specifically olfactory marketing, has become a fundamental part of many companies' marketing strategies. They have increasingly become a differentiating tool for each company. Although there is a lot of literature linked to sensory marketing, there are very few studies linked to the restaurant industry with experimental studies carried out in a real environment, which focus on the relationship between the application of olfactory marketing techniques and their influence on consumer behavior. The main objective of this study is to understand whether there is a causal relationship between an olfactory stimulus with a chocolate aroma and the choice and purchase intention of restaurant customers for a chocolate-flavored dessert. The research process for this work was based on a classic experimental design, with an experiment carried out in a fine dining restaurant. The experimental design consisted of a test group and a control group, with the test group being exposed to a chocolate aroma, while the control group was only exposed to the aromas normally present in the restaurant. This study adopts a quantitative approach, the data was collected by applying a questionnaire to a sample of 152 restaurant customers. The data was then analyzed using descriptive analyses and hypothesis tests. The results point to the existence of a causal relationship between exposure to chocolate aroma and the choice of chocolate dessert at the end of the meal. The choice of chocolate dessert clearly stood out in the test group when compared to the control group, where it was not the customers' first choice. Although the results show that exposure to aroma does not increase appetite for chocolate, they do show that the presence of olfactory stimuli has a direct influence on the choice of chocolate dessert and the existence of a dominant dessert.porMarketing sensorialMarketing olfativoRestauranteAroma a chocolateClienteEstudo experimentalA influência do olfato no comportamento do consumidor num restaurante de fine dining: o caso check-inmaster thesis203717333