Machado, CarlaSantos, Ana Filipa Moreira dos2017-09-182017-09-182017-06-072016http://hdl.handle.net/10400.1/9968Dissertação de mestrado, Direção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório de estágio tem como finalidade a conclusão do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, estágio esse que se desenrolou no Departamento de Marketing & Vendas do Grupo Vila Galé Hotéis. Com este relatório pretende-se assimilar os conteúdos práticos aprendidos durante o estágio, mas também explicar o papel e a importância das vendas e do departamento comercial numa unidade hoteleira. Deste modo, a abordagem inicial aos temas do Turismo, Marketing, Vendas e Hotelaria apresenta vários conceitos importantes e a forma como estes temas se relacionam. Sendo o 2º maior grupo hoteleiro nacional e com quase 30 anos de história, a Vila Galé Hotéis integra várias equipas no seu departamento de Marketing & Vendas, estando as funções de cada uma bem definida. O estágio em questão desenrolou-se na equipa de vendas e todas as atividades descritas estão de acordo com funções de um comercial hoteleiro e de um gestor de e-commerce. A realidade das relações entre os hotéis e os operadores e agências de viagens está espelhada na explicação das tarefas executadas. A concretização do estágio permitiu conhecer, na prática, as funções do departamento comercial e a importância do papel das vendas num hotel.porHotelOperador turísticoAgência de viagensVendasDepartamento comercialVila Galé HotéisO papel das vendas numa unidade hoteleira - Relatório de estágio no departamento de marketing & vendas do grupo Vila Galé hotéismaster thesis201709058