Almeida, ClaudiaPereira, Leomena Cristina da Silva Cabrita2014-01-102014-01-102011AUT: CAL01103;http://hdl.handle.net/10400.1/3329Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011Com o desenvolvimento da internet, muitas unidades hoteleiras aproveitaram a oportunidade de criar os seus próprios websites, que lhes permitem vender diretamente os seus produtos/serviços aos consumidores. Com a crescente importância do website, como canal de distribuição, tornou-se cada vez mais importante avaliar o seu desempenho. Com esta investigação pretendemos caracterizar o posicionamento online dos hotéis de 3 a 5 estrelas da Madeira e Porto Santo, através da análise do conteúdo dos seus websites e da avaliação dos seus níveis de desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a observação direta, com o apoio de um guia de observação, uma check-list, onde constam as dimensões e os atributos a observar, para determinar a sua presença ou não nos websites. Dos resultados obtidos verifica-se que os websites analisados contêm um número limite de informação, dispondo principalmente de ferramentas de promoção dos seus produtos/serviços e de comercialização dos mesmos. De facto, os hotéis de 3 a 5 estrelas da Madeira e Porto Santo não dispõem de muitas ferramentas de marketing relacional nos seus websites, apesar de ser cada vez mais importante reter e fidelizar os seus clientes.porTurismoInternetOn-line bookingComércio eletrónicoA presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis da Madeira e Porto Santomaster thesis202228444