Quintas, HelenaBarradas, Dora de Jesus Graça2014-02-272014-02-272013-07-30http://hdl.handle.net/10400.1/3532Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013Este trabalho foi desenvolvido com base numa investigação participativa junto de um grupo de pais de crianças com necessidades educativas especiais no agrupamento de escolas de S. Brás de Alportel. Procurámos investigar a participação parental dos encarregados de educação destas crianças e, tratando-se de uma investigação participativa, pretendemos que encontrassem respostas para um apoio mais efetivo na escola e para o exercício de uma cidadania mais ativa na respetiva comunidade. Através de uma metodologia de investigação-ação que assentou em sessões com pais, mas também apoiados em entrevistas realizadas a diferentes elementos da comunidade educativa, tais como professores, técnicos de educação especial e auxiliares de ação educativa, refletimos e analisámos no sentido de averiguar em como é que a parentalidade positiva se traduz em participação cidadã. Pelo expresso, quer nas sessões de Investigação Participativa, quer nos seus depoimentos avaliativos, os resultados apontam para uma possibilidade de participação cidadã mais ativa por parte destas famílias e auxiliares educativas nas escolas Pretendem iniciar atividades concretas na comunidade escolar; pretendem poder continuar a refletir em grupo, alargado a mais famílias; desejam dinamizar ações específicas com as professoras das turmas de seus educandos; desejam poder criar ações de sensibilização na comunidade local. Finalmente, gostariam de poder ser iniciadoras de um projeto de atividades ocupacionais para jovens com e sem necessidades educativas especiais, um projeto de ocupação de tempos livres pela inclusão.porEducação de adultosCidadaniaNecessidades educativasParentalidadeParticipaçãoMeninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadaniamaster thesis