Pires, Maria Sofia Júdice GamitoAgostinho, Margarida Manuela Melão2011-09-072011-09-07200737.013:55 AGO*Aqu Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/594Dissertação mest., Biologia e Geologia - Educação, Universidade do Algarve, 2007A motivação dos alunos para o estudo das ciências e do método científico tem desde sempre preocupado docentes e investigadores. Muitas têm sido as metodologias testadas com maior ou menor sucesso. O trabalho subjacente a esta dissertação teve por base a experiência na docência ao longo de alguns anos e a necessidade constante de aperfeiçoar metodologias e técnicas de formação tendo em vista o desenvolvimento de competências para a vida. Sugerem-se assim algumas abordagens dos conteúdos lectivos, na área da Biologia, do 3º ciclo e secundário, através da proposta de actividades investigativas utilizando o aquário. Estas sugestões de actividades são acompanhadas por um pequeno suporte teórico e por sugestões práticas de procedimentos facilitadores do trabalho em laboratório com aquários. As actividades propostas permitiram que alguns alunos desenvolvessem projectos utilizando a metodologia de trabalho investigativo. Através da realização de inquéritos verifica-se que a maioria dos alunos apontaram a aprendizagem com trabalho investigativo mais vantajosa para a aprendizagem e desenvolvimento de competências para a vida do que a aprendizagem com recurso a métodos expositivos.application/pdfporTesesEnsinoBiologiaMicrorganismosAquárioDanio rerioPhysaUm aquário na sala de aulamaster thesis