Martins, Maria Helena VenâncioAntunes, Raquel Maria Pinto da Costa Santos2025-07-162025-07-162024-04-12http://hdl.handle.net/10400.1/27427As crianças, ao entrarem para a escola, têm o desejo de aprender a ler. Geralmente essa aprendizagem acontece naturalmente, sem esforço, trazendo sentimentos de confiança, segurança e alegria. Contudo, para algumas, ler torna-se uma competência extremamente difícil. Neste grupo, encontram-se as crianças com dislexia, que veem as aprendizagens comprometidas, contribuindo para o desinteresse pela aprendizagem e insucesso escolar. A compreensão do que é a dislexia, as etiologias e fatores implicados, permitiu que diversos estudos proponham metodologias e estratégias para facilitar a aprendizagem da leitura, sendo indicados como de maior sucesso os métodos multissensoriais, com a utilização de gestos. De facto, se a utilização do gesto é fator positivo na aprendizagem da leitura e escrita, como sugerem diversos autores, sendo a Língua Gestual Portuguesa (LGP) a Língua das pessoas surdas portuguesas, considerámos que faria sentido utilizar a datilologia como metodologia para facilitar a aprendizagem. Desta motivação surgiu o presente estudo, com o objetivo de analisar os contributos e as implicações da LGP como uma metodologia de trabalho em crianças com dislexia. Para atingir este objetivo foi desenhado um programa de intervenção, aplicado em dois períodos letivos a duas crianças com o diagnóstico de dislexia. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas de Referência para o Ensino Bilingue, com uma metodologia qualitativa, tipo estudo de caso, sendo o investigador observador participante, elaborando reflexões das atividades desenvolvidas nas sessões de intervenção. A implementação do estudo possibilitou aos alunos intervenientes a sensibilização para a LGP, língua materna das pessoas surdas em Portugal, sendo que os resultados permitem constatar que as crianças, melhoraram as competências na leitura e na escrita e mostraram interesse e motivação em aprender a LGP. Conclui-se que a utilização da datilologia facilitou o conhecimento fonológico e melhorou o desempenho da leitura e escrita nas crianças envolvidas no estudo.When children start school, they have the desire to learn to read. Generally, learning to read comes naturally, effortlessly and brings feelings of confidence, security and joy. However, for some, reading becomes an extremely difficult skill. This group includes children with dyslexia, whose learning is compromised, contributing to a lack of interest in learning and academic unsuccess. The understanding of what dyslexia is, the aetiologies and factors involved, has allowed various studies to propose methodologies and strategies to facilitate learning to read, with multisensory methods with the use of gestures being indicated as the most successful. In fact, if the use of gestures is a positive factor in learning to read and write, as several authors suggest, and since Portuguese Sign Language (LGP) is the language of Portuguese deaf people, we thought it would make sense to use dactylology as a methodology to facilitate learning. This study arose from this motivation, with the aim is to analyse the contributions and implications of LGP as a work methodology for children with dyslexia. To achieve this goal, an intervention programme was designed and applied over two school periods to two children diagnosed with dyslexia. The research was carried out in a Reference School Group for Bilingual Education, using a qualitative, case study methodology, with the researcher being a participant observer, drawing up reflections on the activities carried out in the intervention sessions. The implementation of the study made it possible for the pupils involved to raise awareness of LGP, the mother tongue of deaf people in Portugal, and the results show that the children improved their reading and writing skills and showed interest and motivation in learning LGP. It can be concluded that the use of dactylology facilitated phonological knowledge and improved the reading and writing performance of the children involved in the study.porCrianças com dislexiaDatilologiaLíngua gestual portuguesaLeitura e escritaPrograma de intervençãoO contributo da lgp na intervenção da aprendizagem da leitura e escrita em crianças com dislexiamaster thesis203876393