Gonçalves, Artur Henrique RibeiroGraça, Maria Inês Viegas2015-11-172015-11-1720142014http://hdl.handle.net/10400.1/7057Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta uma reflexão sobre o percurso que percorri ao longo do período em que decorreu a PES. Este relatório centra-se na abordagem do percurso formativo escolar; da relação com os alunos; dum estudo acerca da temática do relatório; dum plano de ação desenvolvido no âmbito da área do português, mais propriamente a escrita criativa, com recolha de dados, reflexão e interpretação, onde apresento os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Tendo como tema «A escrita criativa como metodologia para a construção do texto poético», este estudo apresenta práticas em contexto de sala de aula, em que os alunos, a trabalhar em grupo, recorrem à escrita e comunicação para expressar ideias textuais, através da produção de um texto poético elaborado pela turma, criado para este relatório. Na sua base está um trabalho focalizado para a mudança pedagógica na implementação de práticas criativas, em ambientes motivadores de aprendizagem, onde o professor deverá adotar a postura de colaborador no processo de escrita criativa e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, recorrendo e adaptando diversas estratégias de ensino-aprendizagem que promovam e incentivem o processo de escritaporEnsino básicoCriatividadeEscrita criativaPlano de açãoPoesiaProcesso de aprendizagemA escrita criativa como metodologia para a construção do texto poéticomaster thesis202471802