Gonçalves, Fernando RibeiroEspírito Santo, José António Reis doJoaquim, Maria Lídia Venâncio2013-04-032013-04-032011371.13 JOA*Ana Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/2656Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010Através da investigação que integra esta dissertação procurou-se averiguar quais as necessidades de formação dos docentes da Escola Secundária c/ 3º Ciclo D. Manuel I (ESDMI), na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, tendo sido tomado como amostra a totalidade dos professores da escola supra mencionada. Os dados foram recolhidos com base na aplicação de um questionário construído para o efeito, o qual é constituído por questões abertas e fechadas. Depois de recolhidos os dados foram submetidos a tratamento estatístico, no caso de respostas a questões fechadas; e a análise de conteúdo, no caso de respostas a ques-tões abertas. Após a análise dos resultados concluiu-se que a maioria dos docentes, embora uti-lizem o computador na sua prática profissional, têm pouca formação na área das TIC, sentindo dificuldades no domínio das Linguagens de Programação, Criação de Websites e Base de Dados.porTecnologias da informação e comunicaçãoFormação contínua formação inicialFormação de professoresAnálise das necessidades de formação dos docentes da ESDMI na área das TICmaster thesis202209725