Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroLopes, Sara Alexandra de Jesus Baptista2017-08-292017-08-292016-12-192016http://hdl.handle.net/10400.1/9909Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016Esta dissertação intitulada A Comunicação em Contexto Escolar e Familiar da Criança Autista surgiu pelo meu interesse pessoal, pela necessidade sentida de aprofundar os conhecimentos que detenho sobre o autismo e pela relevância que o tema representa para a comunidade científica e sociedade em geral. Este estudo apresenta como objetivos perceber quais as dificuldades comunicativas da criança no seu contexto escolar e familiar, se existirá algum contexto em que a intencionalidade comunicativa seja maior e quais as estratégias facilitadoras deste processo. Esta investigação incide num estudo de caso de uma criança em idade escolar diagnosticada com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). De forma a atingir os objetivos desta investigação foi necessário pensar na metodologia mais adequada. Assim, começámos por fazer uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, por realizar entrevistas semiestruturas aos docentes e familiares que acompanham o processo de desenvolvimento da criança e por fazer observações não-participantes no seu contexto escolar e familiar. Finalizado o trabalho foi possível aprofundar conhecimentos sobre a comunicação de uma criança autista nos seus contextos escolar e familiar. Conclui-se que existem dificuldades comunicativas em ambos os contextos observados, no entanto existiu uma melhoria da intencionalidade comunicativa da criança no seu contexto familiar comparativamente com o contexto escolar.porAutismoComunicaçãoContexto Escolar e FamiliarA comunicação em contexto escolar e familiar da criança autista: estudo de casomaster thesis201706261