Rio, CarolinaMateus, Maria Da Conceição2017-01-092017-01-092016-120870-1180AUT: CRI01087; MCM00289;http://hdl.handle.net/10400.1/8920O papel da interdisciplinaridade na sedimentação de conceitos básicos e estruturantes para o desenvolvimento da aprendizagem em química pode ser implementado através de pequenos projetos que implicam a realização de procedimentos laboratoriais repetitivos conducentes ao desenvolvimento da memória de longo prazo, bem como criativos e de interligação de conceitos. O projeto aqui apresentado é uma proposta de trabalho para implementação nas escolas de ensino secundário, em atividades paralelas à sala de aula. Tendo como objeto de estudo os sistemas biológicos, é proposta a monitorização de diversos parâmetros químicos, necessários ao desenvolvimento de espécies hortícolas selecionadas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem de um conjunto significativo de conceitos químicos incorporados nos programas curriculares dos 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino secundário.porQuímica e ensinoPlantasSistemas biológicosEnsino secundárioO "menu químico" das plantas: uma abordagem ao ensino da química no ensino secundáriojournal article