Pires Rosa, ManuelaGameiro, CelesteRodrigues, J. I.Alves, Rui2018-01-052018-01-052017978-989-8472-82-3AUT: MMR00538; JIR00786; MGA00976http://hdl.handle.net/10400.1/10284A análise dos padrões de mobilidade do idoso é desenvolvida considerando o eixo urbano Faro/Montenegro-Gambelas e é suportada por inquéritos à mobilidade desenvolvidos em 2013, no âmbito do projeto de investigação INLUT - Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. Considerando os dados dos 226 idosos inqueridos (com idade igual ou superior a 60 anos), foram realizadas 334 viagens num dia, onde 30,2 % foram efetuadas em automóvel (como condutores), 57,8 % a pé, 2,4 % em transporte público e 1,2 % em bicicleta. Com a presente comunicação pretende-se analisar se os padrões de mobilidade do idoso se alteram com o envelhecimento, focalizando o estudo nas faixas etárias de 60-64 anos, 65-69 anos, 70-74 anos, 75-79 anos e idosos com idade superior ou igual a 80 anos. Os resultados indicam uma mudança substancial do modo de deslocação, sobretudo a partir dos 75 anos, com um aumento da marcha a pé e uma redução no uso do automóvel como condutor.porInterdisciplinariedadeSocialIdosoEnvelhecimentoMobilidadeMarcha a péPadrões de mobilidade do idoso em FaroMobility patterns of the elderly in Faroconference object