Silvestre, IvoRodrigues, J. I.Figueiredo, MauroVeiga-Pires, C.2013-07-242013-07-242012-11Silvestre, I. M.; Rodrigues, J.I.; Figueiredo, M.; Veiga-Pires, C. Modelação 3D de grutas, Trabalho apresentado em 6th International Conference on Digital Arts - ARTECH 2012, In 6th International Conference on Digital Arts - ARTECH 2012, Faro, 7-9 November, 2012.9789729846472AUT: MFI01071; JIR00786; CVP01371;http://hdl.handle.net/10400.1/2818A representação computacional de objetos espaciais complexos, como é o caso de grutas, possui variados campos de aplicações em domínios técnicos, científicos e artísticos. A construção destas representações envolve múltiplas tecnologias de aquisição e processamento de grandes conjuntos de dados. O presente trabalho apresenta um caso prático de criação de um modelo 3D do interior da gruta Algar do Penico (Algarve, Portugal) a partir de um levantamento por laser scanning terrestre (LST), com objectivo de identificar e cartografar estruturas geomorfológicas. Além do objectivo principal, a concepção de um modelo tridimensional permite reconstruir ambientes realistas para aplicações no domínio da criação artística, como por exemplo, animação 3D e Realidade Virtual.porGrutasRealidadeModelação 3DMeshLabModelação 3D de grutasconference object2013-07-18