Martins, Maria HelenaLeocádio, Cristiana Sofia Pereira2016-02-262016-02-2620132013http://hdl.handle.net/10400.1/7755Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013Neste trabalho pretende-se analisar as relações de amizade em crianças de idade pré-escolar, procurando-se aprofundar a temática da amizade no desenvolvimento da criança. Neste sentido, foi realizado um estudo com uma amostra constituída por 21 crianças com idades compreendidas entre os dois e três anos. Para a realização do estudo foi construído um breve questionário aplicado por entrevista às crianças de forma a dar resposta aos objetivos específicos estipulados. De forma a aprofundar os resultados obtidos, a partir dos dados obtidos através das unidades de análise, foram ainda realizados testes sociométricos, onde foi possível constatar algumas situações interessantes que não teriam sido visíveis de outra forma, nomeadamente as escolhas entre as crianças no âmbito da amizade. Concluindo, o grupo de crianças investigado revela já ter conceções desenvolvidas sobre o que é para cada um deles a amizade, o melhor amigo e o não amigo, sendo que algumas crianças revelam possuir uma conceção menos instrumental do conceito.porEducação pré-escolarAmizadeDesenvolvimento das criançasEducação familiarJardim de infânciaRelações sociaisAs relações de amizade nas crianças em idade pré-escolarmaster thesis202210839