Ramos, CeliaRodrigues, Paulo M. M.Perna, Fernando2012-04-192012-04-192011AUT: CMR00726; FPE00733; PRO00147;http://hdl.handle.net/10400.1/1073A procura turística efectuada através da Internet, reveste-se de uma importância cada vez maior em consequência do crescimento acentuado do número de reservas online observado nos últimos anos, originando inclusive, o surgimento de um novo tipo de viajante: o turista mais experiente, sofisticado e sábio, o qual procura valores excepcionais nas suas viagens. A análise da procura turística actual não pode negligenciar as características do turismo electrónico, uma vez que o volume de compras de produtos turísticos efectuado através da Internet é cada vez mais acentuado. Neste contexto, os modelos de dados em painel apresentam-se como abordagem indicada para a análise da procura turística. Devido às suas características, que permitem a utilização de dados de séries temporais e seccionais, estes modelos possibilitam a inclusão de variáveis sociais e de variáveis observadas ao longo de um período de tempo. Os resultados da modelação e da estimação da procura turística, através dos dados em painel de grandes dimensões, permitem concluir que o ambiente tecnológico que envolve a actividade turística tem incentivado o aumento da procura turística e que pode ser um dos factores que a determinam na conjuntura que caracteriza a sociedade actual.porDados em macro painelDistribuição electrónica em turismoModelos econométricosSistemas de informação turísticosProcura turísticaAnálise da procura turística através de modelação dinâmica em macro painel de dadosTourism demand analysis through dynamic modeling of macro panel dataconference object