Sequeira, Bernardete2014-06-202014-06-202008Sequeira B (2008) “Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento: uma abordagem multidisciplinar”. IV Congresso Português da Sociologia, Mundos Sociais: saberes e práticas, APS - Associação Portuguesa de Sociologia, disponível em http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/497.pdf.AUT: BSE01981;http://hdl.handle.net/10400.1/4445A história da humanidade revela-nos que, desde sempre, os pensadores os filósofos e as sociedades em geral, se interessaram por “armazenar” as memórias colectivas e os saberes. O conhecimento sempre esteve na base das mudanças civilizacionais e dado que este é um dos grandes pilares de desenvolvimento das sociedades actuais, o debate sobre a gestão do conhecimento, a sua construção e evolução, torna-se, ainda mais pertinente. Nesta comunicação abordar-se-á a gestão do conhecimento, centrada nos processos organizacionais relacionados com a criação do conhecimento organizacional, realçando a importância do papel das pessoas e a sua acção individual e grupal. Assim, procurar-se-á ter presente as características multifacetadas de um processo de gestão do conhecimento e o seu alcance prático. Neste sentido, iremos reflectir sobre o processo de criação e gestão do conhecimento, identificando as suas diferentes fases e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo, nomeadamente: a estratégia, as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional, a estrutura organizacional e as práticas de interacção com o ambiente externo da organização.porconhecimentogestão do conhecimentoaprendizagem organizacionalAprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento: uma abordagem multidisciplinarconference object