Mendes, Júlio da CostaBacalhau, João Manuel Lima2016-04-152016-04-1520142014http://hdl.handle.net/10400.1/8006Dissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014Portugal atravessa uma crise económica e financeira profunda, á imagem do panorama internacional. Tendo em conta estas vicissitudes económicas e sociais, impera a criação de novos modelos de negócio em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país e em particular das regiões mais desfavorecidas, como é o fenómeno do Turismo de Saúde. A evidência da globalização no Turismo de Saúde tornou-se um dos principais paradigmas no mundo empresarial, em especial nos sectores da saúde e do turismo. Em termos de investigação científica, esta tem sido escassa em Portugal, embora se comece a se verificar algum interesse a nível Internacional. Esta ausência de análise cuidada realça a importância do trabalho desenvolvido, validando assim o estudo proposto sobre o Turismo de Saúde: Promover Turismo Médico no Algarve. Este tema torna-se tanto mais relevante, quanto melhor se perceber o fenómeno de crescimento e potencial de negócio que o Turismo Médico representa para a economia Mundial, bem como para uma região que vive essencialmente da sua atividade turística como é o caso do Algarve. O trabalho que se pretende desenvolver tem como objetivo apresentar o fenómeno económico que é o Turismo Médico, pretendendo-se assim apresentar um modelo de promoção capaz de suscitar o interesse dos agentes do mercado de saúde e turismo presentes no país e em especial na região algarvia, a fim de em conjunto se desenvolver uma alternativa comercial para a região.porMercados hospitalaresGestãoTurismo de saúdeMercadoDesenvolvimento regionalPortugal - AlgarvePromoção do turismo médico no Algarvemaster thesis202130797