Simões, HelenaHorta, HelenaMartins, Ana Cristina David2018-05-302018-05-302012-07-232012http://hdl.handle.net/10400.1/10662O presente relatório salienta a relevância do desenho infantil como instrumento que permite à educadora o acesso aos problemas da esfera emocional que a criança não consegue ainda exprimir pela linguagem oral. Após situar a prática de ensino supervisionada, caracterizando a instituição, o contexto, a sala de atividades, o projeto educativo, as rotinas diárias e as particularidades do grupo, perspetivou-se o desenho enquanto abordagem projetiva que expressa as principais preocupações da criança e a sua respetiva esfera conflitual. A recolha das produções gráficas foi complementada por uma prova projetiva adequada à idade dos sujeitos, pedindo-se-lhes que criassem uma história, posteriormente desenhada, face a uma gravura evocativa de temas como a oralidade e a dependência, mas suscetível de evocar outros, como a relação com o adulto e com as outras crianças, destacando eventuais indícios de perturbação no desenho da criança e na narrativa que a este propósito produz.porDesenho infantilProvas projetivasDesenvolvimento afetivoEducação pré-escolarPrática de Ensino SupervisionadaO desenho infantil e os seus significados na compreensão da esfera sócio-emocional da criança em idade pré-escolarmaster thesis