Castela, Guilherme José Fresca Miradouro de AndradeCastela, Eugénia Maria Dores Maia FerreiraSilva, Nelson Tavares da2012-12-032012-12-032010338.48 SIL*Ana Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/1933Dissertação de mest., Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010As unidades hoteleiras no Algarve contribuem para o Turismo de Portugal, área crítica para o desenvolvimento sustentável em termos ambientais, económicos e sociais. É de grande pertinência o entendimento dos atributos de gestão críticos, associados a estas unidades hoteleiras, a sua prioritização quando as estratégias e planos são formulados, bem como a sua performance quando aplicados. Para este propósito pretende-se avaliar a percepção que os gestores das unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas do Algarve têm dos atributos de gestão, no que concerne à sua importância atribuída, que na fase de planeamento determina a afectação de recursos e focalização, e à performance atingida, associada à implementação do planeamento prévio e da resposta obtida na sua execução. Esta avaliação foi efectuada para dois anos consecutivos e em diferentes conjunturas económicas. De acordo com este estudo, foram identificados três tipos de relações, as relações entre os atributos de gestão, entre as unidades hoteleiras e entre os atributos de gestão e as unidades hoteleiras, providenciando assim, uma ferramenta que poderá ser utilizada para melhorar o processo de tomada de decisão. Para serem atingidos os objectivos deste trabalho, foi aplicada uma abordagem alternativa, assente no método HJ-BIPLOT, à Análise Importância-Performance (IPA). A IPA resulta, tradicionalmente, na construção de uma grelha de acções a prioritizar, que de acordo com os quadrantes onde se situem os atributos origina indicações sobre a actuação mais indicada, nomeadamente: concentração manutenção, redução ou desinvestimento.Dado que os atributos em estudo são categóricos ordinais e atendendo a que metodologia IPA tradicional trabalha com medidas de tendência central, verificam-se problemas na retenção de informação ao nível dos 4 quadrantes. Assim, os resultados deste estudo levam-nos a concluir que, a nova abordagem suportada no método HJ-BIPLOT produz melhores resultados que a abordagem tradicional, pois ao considerar todos os níveis de cada atributo, permite-nos ultrapassar os problemas identificados, o que leva a um sistema de suporte à decisão para a gestão, mais adequado.porHotelariaTurismo - AlgarveEconomia - PortugalGestãoMétodo HJ-BIPLOTA análise importância-performance na gestão de unidades hoteleiras no Algarve: uma contribuição multidimensional para a melhoria do processo de apoio à decisãomaster thesis