Almeida, Cláudia Ribeiro deRodrigues, Luis António de Jesus2016-04-122016-04-1220142014http://hdl.handle.net/10400.1/7981Dissertação de mestrdo, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014O transporte aéreo é um dos setores da economia moderna com mais rápido desenvolvimento. Esta indústria, assim como todos os seus nichos, são vitais para o crescimento das economias locais assim como para o desenvolvimento da sociedade. O transporte aéreo gera crescimento no PIB das nações através de mão de obra direta e indireta. Os efeitos catalíticos noutros setores de produção e atividades ao longo dos sistemas económicos como o turismo, são naturalmente significativos para a competitividade do país. A existência per se de um sistema de transporte aéreo dinâmico e moderno presente numa economia moderna representa uma vantagem competitiva que pode significar a diferença na capacidade de um país em desenvolver comércio e, consecutivamente, crescimento económico. Neste contexto, um processo de desregulamentação dinâmico, que teve lugar em diferentes períodos de tempo e a diferentes velocidades tanto nos EUA como à posteriori na Europa, redesenhou um novo cenário de uma indústria de transporte aéreo moderno e democrático. Novos modelos de negócios aviação emergentes estão a moldar o transporte aéreo. Em consequência, toda a indústria encontra-se em adaptação, transformando-se num novo género de negócio. Tanto nos aeroportos como nos prestadores de serviços de assistência é possível observar uma mudança no paradigma enquanto que tanto os operadores aéreos como os aeroportos se diversificaram. No entanto, esses novos modelos de negócios não permaneceram estáticos, acabando por sofrer algumas variações significativas num contexto dinâmico e em constante evolução. Neste sentido, para permitir fazer previsões a um nível confortável, importa medir os impactos destas mesmas mudanças. Neste estudo, pretende-se observar em detalhes o funcionamento do aeroporto e os impactos sentidos por essa mudança de paradigma, a multiplicidade do negócio da aviação comercial, observando para o efeito um intervalo de tempo de 10 anos, tomando como exemplo a operação do Aeroporto de Faro assim como os processos aeroportuários aí desenvolvidos. Assim, esperamos conseguir identificar novas oportunidades de estudo na área de transporte aéreo que possam vir a ser exploradas.porMarketingAeroportosTransportes aéreosTurismoCompanhias low costOs novos desafios dos aeroportos do século XXI: o caso do aeroporto de Faromaster thesis202285162