Jesus, Saul Neves deSérgio Vieira, Luís2011-09-072011-09-072007159.922 VIE*Rea CaveAU: LSV01601;http://hdl.handle.net/10400.1/643Tese dout., Psicologia da Educação, Universidade do Algarve, 2007Neste trabalho procuramos analisar as relações entre variáveis pessoais, em especial variáveis de natureza vocacional e algumas dimensões da personalidade, variáveis contextuais, com destaque para o clima escolar e para factores socioprofissionais, e variáveis directamente relacionadas com a relação pedagógica, com o bem-estar subjectivo de professores. Foram inquiridos 526 professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o país de diferentes áreas científicas. Para a avaliação das variáveis em estudo utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995), o Questionário para Avaliação da Motivação do Professor (Jesus, 1996), o Inventário de Personalidade de Jackson (Ferreira, 1991; Jackson, 1976), as Escalas de Clima Social na Escola (Moos & Trickett, 1974; Bastos, 1998), a Escala da Atitude Afectiva da Time Attitude Scale (Nuttin, 1972; Santos, 1992), as Escalas da Afectividade Positiva e da Afectividade Negativa (Watson, Clark, & Tellegen, 1988; Simões, 1993) e a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985; Simões, 1992). Os resultados obtidos sugerem que os factores pessoais de natureza vocacional e a personalidade (inovação), a motivação intrínseca e o empenhamento profissional são as variáveis preditoras mais relevantes do bem-estar subjectivo dos professores.application/pdfporTesesPsicologia da saúdeBem-estarInteressesVocaçãoRealização pessoalA realização pessoal na relação pedagógica: estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e do Ensino secundáriodoctoral thesis101155735