Fonseca, Olga daLopes, Maria Clara Mota2017-06-032017-06-032016-10-202015http://hdl.handle.net/10400.1/9827Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório surge no âmbito do plano de estudos realizado na unidade curricular de prática de ensino supervisionada, inserida no mestrado de ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e contém um estudo de investigação educacional. O referido estudo educacional recai sobre o potencial desenvolvimento de raciocínio ético e moral através da leitura/análise de uma obra literária incluída no Plano Nacional de Leitura e de atividades complementares. O desenvolvimento da criança depende de vários fatores, entre eles, a leitura. A criança na idade pré escolar absorve tudo o que a rodeia. Interrogámo-nos se os valores e ensinamentos embutidos nas obras literárias para a infância são absorvidos pelas mesmas. Será que, de alguma forma, as crianças são influenciadas pelo seu estudo? Por forma a dar resposta às minhas questões, proponho a realização de algumas atividades práticas, nomeadamente, o preenchimento de um questionário e a leitura e consequente interpretação de uma obra literária, através de fichas de trabalho concebidas para o efeito. A obra escolhida como objeto de estudo foi A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda que o número da amostra se demonstrasse relativamente pequeno, condicionando os resultados, foi possível verificar que ocorreram mudanças a nível das respostas dos alunos, podendo-se, desta forma, afirmar que houve uma mudança no raciocínio ético e moral dos alunos.porEducaçãoLeituraMoralÉticaValoresPlano Nacional de Leitura(PNL)A Fada OrianaO papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio éticomaster thesis201702134