Pereira, AlfredoPereira, RuiAndraz, Jorge Miguel2014-07-092014-07-092009AUT: JAN00657;http://hdl.handle.net/10400.1/4740Relatório Final Versão Final Definitiva 10 de Setembro de 2009A análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT da Beira Interior aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 14,5%, correspondendo a um valor actual líquido de 456.443 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómicos é de 22,40%, correspondendo a um valor actual líquido de 2.109.831 mil euros (a preços de 1998).porCusto-BenefícioSCUTBeira InteriorAnálise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut da Beira Interiorreport