Pereira, Luis NobreCoelho, Pedro S.2012-06-222012-06-222009Revista Turismo & Desenvolvimento, 12, 33-44.1645-9261AUT: LMP01693;http://hdl.handle.net/10400.1/1285Na maioria das sondagens realizadas na área do turismo não existe uma base de amostragem da população alvo. Em seu lugar, pode existir uma base de amostragem formada por unidades de amostragem de outra população, as quais estão relacionadas, de alguma forma, com as unidades estatísticas de análise que se pretendem inquirir. Esta situação provoca um problema no que concerne à dificuldade de associar uma probabilidade de inclusão a cada unidade amostral da população alvo. Uma solução para esse problema consiste em aplicar o método de sondagem indirecta e utilizar o Método de Partilha de Pesos Generalizado (MPPG) desenvolvido por Lavallée (1995, 2002), na atribuição dos pesos de estimação a cada unidade amostral da população alvo. Este artigo é dedicado à apresentação do método de sondagem indirecta e da forma de determinação dos pesos da estimação, através do MPPG, e a sua adaptação à resolução de problemas de estimação na área do turismo em ambiente aberto.porMétodo de Sondagem IndirectaMétodo de Partilha de Pesos GeneralizadoSondagem Multi-etapasEstimaçãoSondagens no TurismoAplicação de sondagens indirectas no turismojournal article