Ribeiro, Carlos MiguelGuerreiro, AntónioOliveira, Tânia Sofia Santos2013-12-162013-12-162012http://hdl.handle.net/10400.1/3248Dissertação de mest., Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada estrutura-se em duas partes referentes a uma reflexão crítica sobre todo o processo de prática profissional no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e um estudo sobre a utilização de tarefas de investigação matemática na sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico. A primeira parte tem uma natureza descritiva e reflexiva e aborda todo o meu percurso no âmbito da prática profissional do curso de mestrado em Ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A segunda parte tem como objetivo geral evidenciar a utilização das tarefas de investigação matemática em contexto de 1º ciclo do ensino básico. Nesse sentido, foi realizado um trabalho cooperativo com a professora titular da turma do 1º ciclo e desenvolvido um trabalho com crianças de 6 anos, a frequentar o 1º ano pela primeira vez. Para a realização da investigação da prática referida defini como design de investigação a planificação e implementação de uma tarefa de investigação matemática numa turma de alunos do 1.º ano de escolaridade.porEnsino básicoEnsino da matemáticaAprendizagemInvestigação científicaA investigação matemática no 1º ciclo do ensino básicomaster thesis