Guerra, JoaquimRabadán, MercedesLopes, Alícia2016-05-062016-05-062015-09-112015http://hdl.handle.net/10400.1/8168No âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas1 de Português e Espanhol pensei e desenhei sequências de aprendizagem cujo objetivo central era que estas resultassem num ensino-aprendizagem significativo da língua, para que a minha própria aprendizagem enquanto futura professora de línguas fosse, também ela, significativa. Deste modo, o presente relatório científico é composto por dois volumes: um primeiro que inclui a fundamentação teórico-metodológica basilar para as decisões tomadas durante as PPS, e um segundo, composto exclusivamente por anexos que representam todo o trabalho prático envolvido na preparação das mesmas. Como na base do Português e do Espanhol, línguas foco do meu estudo, estão orientações teórico-metodológicas diferentes, este primeiro volume divide-se em três grandes partes: (1) O Professor de Línguas, (2) O ensino-aprendizagem do Português e (3) O ensino-aprendizagem do Espanhol.porEnsino de línguasAprendizagemCurrículos centrados nos alunosEnsino reflexivoProfessoresUm olhar e uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem das línguas: contributo para uma aprendizagem significativa do português e do espanholmaster thesis201234840