Tomás, Bruno Alexandre CardosoEstêvão, João M. C.2019-05-102019-05-102019-04TOMÁS, B.A.C.; ESTÊVÃO, J.M.C. (2019) – Segurança sísmica de escolas do plano dos centenários existentes no Algarve: caso de estudo. Em XII Encontro Nacional de Riscos. Risco Sísmico. Aprender com o passado. Faro: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, p. 50.http://hdl.handle.net/10400.1/12494As escolas do “Plano dos Centenários” correspondem à tipologia de escolas do primeiro ciclo do ensino básico existente no Algarve com o maior número de edifícios ainda em funcionamento. Por outro lado, mesmo já não estando a desempenhar as iniciais funções, muitas dessas antigas “Escolas Primárias” são hoje utilizadas para outras funções, designadamente como escolas pré-primárias ou como associações culturais ou recreativas, por exemplo. É inegável o valor patrimonial destas construções, quer pelas suas distintas características arquitetónicas, quer pelo seu valor histórico. Estes edifícios foram construídos com paredes resistentes em alvenaria de pedra da região, antes da publicação em Portugal dos primeiros códigos sísmicos. Assim, é da maior importância o estudo da segurança sísmica destas construções, atendendo à elevada concentração de pessoas que apresentam, sendo a maior parte delas crianças. Estas construções têm sido alvo de obras de reabilitação, mas meramente procurando melhorar a sua habitabilidade, sem qualquer preocupação com a segurança sísmica. É neste contexto que surge o projeto PERSISTAH, que visa, entre outros objetivos, estudar o risco sísmico das escolas do primeiro ciclo que estão em funcionamento nas regiões do Algarve (Portugal) e de Huelva (Espanha). Neste trabalho, é apresentado o estudo de um edifício do “Plano dos Centenários” localizado em Olhão. Em primeiro lugar, foram realizadas análises não lineares do edifício, tendo sido obtidas as correspondentes curvas de capacidade do edifício com o recurso ao programa Tremuri. Depois, as múltiplas curvas de capacidade foram importadas para o programa EC8spec. Este programa permite determinar os pontos de desempenho (deslocamentos alvo) das estruturas através do método N2, e para as ações estabelecidas na NP EN 1998-1:2010, assim como possibilita a determinação das percentagens dessa ação a que correspondem os pontos de desempenho associados aos três estados limites estipulados na NP EN 1998-3:2017: colapso eminente (NC), danos severos (SD) e limitação de dano (DL). De acordo com a NP EN 1998-3:2017, e porque as escolas correspondem a estruturas de classe de importância III, a avaliação da segurança tem de ser realizada para todos estes estados limites. Os resultados obtidos neste estudo revelam que não é possível atingir os níveis de segurança que estão estipulados na NP EN 1998-3:2017 para o Algarve, para todos os estados limites atrás referidos, sendo por isso desejável a realização de um adequado reforço sísmico.porSegurança sísmicaEscolasPlano dos centenáriosAlgarveSegurança sísmica de escolas do plano dos centenários existentes no Algarve: caso de estudoconference object