Côrtes Moreira, Sandra CristinaPérez-Rodríguez, M. AmorBorges, GabrielaLopes-Neto, Miguel2025-06-262025-06-2620232238-2925http://hdl.handle.net/10400.1/27304O artigo dá nota de uma investigação em curso, que analisa as produções mediáticas de três Organizações de Gestão de Turismo do Algarve/Portugal (Região de Turismo do Algarve – RTA, Associação de Turismo do Algarve – ATA e Município de Faro). O objetivo é poder conceptualizar a Literacia Turística, bem como as competências a ela associadas, assim como o papel desempenhado pelos mediadores envolvidos neste processo que os liga, através dos seus canais de comunicação, aos turistas. Com base nos modelos propostos por Pérez Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018) estamos a construir uma proposta de competências, apontando o Conhecimento, a Compreensão e a Expressão como dimensões essenciais para a existência de uma alfabetização no âmbito da indústria turística, tendo em consideração que a Literacia Turística fará parte de um processo de aprendizagem contínuo e holístico, integrado numa nova ecologia de múltiplas alfabetizações.porEducomunicaçãoComunicaçãoTurismoLiteracia mediáticaLiteracia TuristicaRedes sociaisTourism literacy: building a proposal of competencies based on the mediators of the Algarve and their contributions to the conceptjournal article2025-06-25cv-prod-449991910.5281/zenodo.10424331