Santos, Sérgio Pereira dosAmado, CarlaMartins, Vitor Hugo Sabóia2015-11-182015-11-1820132013http://hdl.handle.net/10400.1/7067Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013A presente dissertação avalia o serviço prestado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. (IEFP) na área do emprego, nomeadamente em relação aos Centros de Emprego existentes em 2011. O seu principal objetivo consiste em identificar os Centros de Emprego com melhores desempenhos ao nível da prestação de serviços e explorar eventuais trade-offs entre as diferentes dimensões de desempenho. A investigação empírica utilizou a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) e, através da conjugação de várias variáveis, foram desenvolvidos vários modelos cujo objetivo fundamental foi o de procurar avaliar o desempenho de 81 Centros de Emprego nacionais na execução das várias fases do processo de ajustamento entre a oferta e a procura de emprego, incluindo a gestão dos programas ativos de emprego. Os resultados da nossa análise permitiram concluir que existe uma variabilidade muito grande entre os níveis de eficiência e eficácia dos 81 Centros de Emprego analisados, indiciando um potencial de melhoramento muito significativo. Globalmente, os resultados sugerem que a área onde os centros estão a fazer uma utilização mais eficiente dos seus recursos refere-se aos programas ativos de emprego. Por sua vez, a área com piores desempenhos diz respeito ao custo-efetividade das atividades realizadas pelos centros. Para além disto, os resultados também indiciam a existência de trade-offs entre as várias dimensões de desempenho, sugerindo que em alguns centros, bons desempenhos em determinadas áreas podem estar a ser concretizados em detrimento de outras.porGestão empresarialEficiênciaData envelopment analysisCentros de empregoAvaliação de eficiência e eficácia de centros de emprego: o caso portuguêsmaster thesis202453960