Cruz, Isabel Santana daGaião, Graça Aníbal2011-09-072011-09-072007373.2 GAI*Rel Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/571Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007O estudo apresentado foi desenvolvido em torno da questão central: o modo como os educadores, que exercem as suas práticas segundo os princípios filosófico do MEM, concebem o trabalho com as famílias. A nível metodológico optou-se por uma perspectiva qualitativa e quantitativa, realizaram-se inquéritos por questionário em várias escolas modelo do MEM. A amostra é constituída por vinte e uma educadoras de infância que trabalham em escolas do MEM. Os questionários eram compostos por questões fechadas, semi-abertas, abertas, obteve-se assim um conjunto de dados que nos permitiram analisar de forma mais coerente e profunda o modo como os educadores do MEM concebem e constroem as relações com os pais. Conclui-se que estes educadores incentivam a família a participar activamente na vida do jardim de infância através de um conjunto de práticas educativas inerentes à filosofia do MEM, promovendo a assim o envolvimento da família na educação dos filhos.application/pdfporTesesEducação de infânciaEducadoresFamíliaMEMParticipaçãoPráticas educativasRelação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola modernamaster thesis