Castela, Guilherme José Fresca Miradouro de AndradeReis, Pedro José Romão dos2011-09-072011-09-072008658.9 REI*Ana Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/656Dissertação mest., Gestão Empresarial, Universidade do Algarve, 2008O presente estudo tem como principal objectivo criar um instrumento de medição da estrutura de preferência dos consumidores reais e potenciais de eventos desportivos e culturais no Portimão Arena. Foi utilizada a metodologia de Análise Conjunta. O método permite, por meio de regressões múltiplas, que sejam estimadas as utilidades parciais dos níveis dos atributos considerados na pesquisa. A população alvo é constituída por todos os elementos com idade superior a 15 anos. As unidades amostrais do estudo foram os visitantes dos sítios na Internet da Empresa Municipal Expo Arade e do Portimão Arena no período compreendido entre 22/11/2007 e 6/1/2008. O estudo mostrou que os respondentes enfatizam em elevado grau a tipologia do evento. A importância associada ao factor “Tipologia” foi de 49,94%. O atributo “Tipologia” incorpora os níveis “Evento musical”, “Family show” e “Evento desportivo”. O nível “Evento Musical” é o que possui a utilidade mais elevada seguindo-se os níveis “Family show” e “Evento desportivo”. Os resultados da segmentação permite concluir que existem, entre os respondentes, variantes na avaliação dos eventos, principalmente no tocante ao atributo “Tipologia”application/pdfporTesesInfraestruturaEventos desportivosEventos culturaisAnálise conjuntaDesenvolvimento económicoGestão de empresasConsumidoresPortugalA análise conjunta na medição das preferências por eventos culturais e desportivos: uma contribuição para a gestão da procura em pavilhões multiusosmaster thesis