Conceição, Ana C.2020-08-272020-08-272018-06-302183-9697publons.com/p/31708455/http://hdl.handle.net/10400.1/14647O conceito F-Tool foi desenvolvido em 2012 com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem interativa em pré-cálculo e cálculo diferencial. Em particular, é possível explorar de forma integrada as noções de domínio, contradomínio, existência de zeros, existência de extremos e de pontos de inflexão, invertibilidade, derivabilidade, reta tangente ao gráfico num ponto, simetrias em relação aos eixos e à origem. A utilização dos aplicativos computacionais associados a este conceito motivou a adaptação de alguns elementos de avaliação, permitindo a inclusão de questões com caráter mais conceptual e desviando um pouco o foco da mera aplicação mecânica de fórmulas e do simples cálculo numérico (para uma geração dependente da máquina de calcular).porEducational softwarePré-cálculoSoftware educativo em pré-cálculo e cálculo diferencialjournal article2020-08-07cv-prod-198086410.24927/rce2018.046