Quintas, HelenaSantos, Maria Fernanda Pereira dos2016-02-232016-02-2320142014http://hdl.handle.net/10400.1/7729Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014No atual contexto educativo, a Biblioteca Escolar (BE) assume a sua função como uma estrutura integrante e imprescindível às aprendizagens dos alunos e aos desafios colocados às escolas, tornando-se essencial que sejam bibliotecas de qualidade. A avaliação da BE, realizada de forma continuada e que claramente demonstre a sua contribuição e impacto nas aprendizagens escolares, deverá constituir uma prática assumida como necessária, importante e compreendida pelo professor bibliotecário, enquanto seu gestor, e pela equipa. Nesta investigação pretendemos conhecer e analisar o sentir de professores bibliotecários em relação ao Modelo de Auto-Avaliação da BE (MAABE) em aplicação durante os últimos anos, assim como procurar saber se as suas práticas vão ao encontro da sua estrutura e filosofia. No enquadramento teórico procuramos dar uma visão sobre as BE, abordando a sua evolução, missão, funções, o papel do professor bibliotecário em toda a dinâmica e desenvolvimento das BE, e também perspetivando o próprio modelo de avaliação em análise. No estudo empírico adotámos uma metodologia qualitativa, realizando um Estudo de Caso que investiga a experiência de professores bibliotecários que exercem a sua atividade em BE do concelho de Faro. As conclusões do estudo apontam para a forma como os professores bibliotecários desenvolvem as atividades nas BE, de modo a que possam operacionalizar o MAABE, apontando algumas questões problemáticas sobre o mesmo e sugerindo algumas melhorias na sua organização.porGestão escolarAuto-avaliaçãoBibliotecas escolaresEficáciaA auto-avaliação da biblioteca escolar: uma chave para a eficácia?master thesis202467759