Giger, Jean-ChristopheCoutinho, Carina Maria Rocha2016-03-082016-03-082015-02-202014http://hdl.handle.net/10400.1/7810Dissertação de mestrado, Psicologia (Psicologia Social e das Organizações), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2013Objectivos – O presente estudo consubstancia-se no estudo exploratório das relações entre a vaidade, a auto-estima contextual, a satisfação com a vida, as atitudes monetárias e o materialismo numa amostra portuguesa. Neste sentido, os objectivos principais do estudo são: verificar se há uma relação entre as atitudes monetárias, o materialismo e a satisfação com a vida; verificar se há uma relação entre auto-estima contextual, vaidade, atitudes monetárias e materialismo. Metodologia – A amostra deste estudo é constituída por 100 sujeitos com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos. A recolha de dados foi feita pela administração de um questionário com duas versões, tratando-se os resultados recorrendo à análise estatística e ao programa IBM SPSS Statistics 18. Resultados – Os principais resultados indicam que: i) a satisfação com a vida está associada com o orçamento, a alegria e o materialismo geral; ii) a auto-estima contextual está associada com o orçamento, a realização, o materialismo geral e o sucesso; iii) a vaidade intelectual está associada com a realização. Relevância – O estudo comprova a existência de uma relação entre auto-estima contextual, vaidade, materialismo e atitudes monetárias o que é uma mais-valia para estudos futuros na medida em que, ainda não existem estudos que apresentem tais resultados na população portuguesa. Sugere-se a realização de novas investigações neste âmbito.porPsicologiaSatisfação com a vidaAuto-estimaDinheiroMaterialismoAtitudesEstudo exploratório das relações entre a vaidade, a auto-estima contextual, a satisfação com a vida, as atitudes monetárias e o materialismo numa amostra portuguesamaster thesis201234769