Jesus, Saul Neves deFernandes, Maria Manuela dos Reis Raposo2012-05-112012-05-112002374 FER*Apr 1º vol. 1 374 FER*Apr 2º vol. 1http://hdl.handle.net/10400.1/1139Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2002Este estudo insere-se no âmbito da Psicologia da Educação explorando globalmente aspectos do desenvolvimento dos processos de aprendizagem no adulto como profissional de enfermagem e como sujeito activo no que se refere à sua capacidade de auto-dirigir as suas aprendizagens de forma continuada. Os enfermeiros continuam muito preocupados com a formação profissional contínua sendo que os resultados obtidos têm colocado muitas dúvidas as estes profissionais relativamente à eficácia da formação e à forma como se realizam as aprendizagens ao longo da carreira profissional. É preciso compreender as alternativas de aprendizagem nos adultos. Surge então o constructo de aprendizagem auto-dirigida como alternativa aos processos de aprendizagem metodológicamente escolarizados. Discute-se neste estudo a dimensão psicosociológica e metodológica dos conceitos de Auto-formação e de Aprendizagem Auto-dirigida de forma conciliadora, procurando explicitar as pontes de ligação dos dois. É um estudo qualitativo, exploratório que se baseia na preocupação de compreender os processos de aprendizagem auto-dirigidos dos profissionais de enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Baseia-se na procura através de questionário e de entrevista da maior ou menor consciência, logo maior ou menor facilidade de verbalizar os processos de aprendizagem auto-dirigidos. As conclusões apresentam-se na especificidade de cada dimensão analisada mas globalmente são os participantes que maior valor atribuem às aprendizagens autodirigidas que maior compreensão expressão dos processos que desenvolvem para se auto-formarem.porEnfermagemEnfermeiros de saúde mentalAutodidácticaAprendizagemA aprendizagem auto-dirigida em enfermeiros de saúde mentalmaster thesis