Conceição, Ana C.Fernandes, Susana2019-07-292019-07-292017-05-11Conceição, A. C., & Fernandes, S. (2017). WOLFRAM|ALPHA: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM CÁLCULO I In S. Jesus & P. Pinto (Eds.), Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 301-306). ISBN: 978-989-8472-82-3978-989-8472-82-3http://hdl.handle.net/10400.1/12693O motor de conhecimento computacional Wolfram|Alpha, desenvolvido pela Wolfram Research, é uma ferramenta dinâmica e interativa, de acesso livre e manuseamento intuitivo, que explora tópicos de várias áreas do conhecimento. Estas características facilitam a sua utilização no ensino e propiciam a criação de um contexto de aprendizagem ativa em sala de aula. O Wolfram|Alpha foi utilizado, no ano letivo 2013/14, em aulas de Cálculo I, disciplina transversal a diversos cursos de ciências naturais na Universidade do Algarve, com o objetivo de consolidar conteúdos programáticos adquiridos durante o ensino secundário e de tornar mais interessante a aquisição de novos conceitos matemáticos nas áreas do Pré-Cálculo e do Cálculo Diferencial. Com o propósito de recolher e analisar as opiniões dos alunos sobre a importância da utilização do Wolfram|Alpha como instrumento de aprendizagem em Cálculo I foi elaborado um questionário e recolhidas as opiniões dos alunos matriculados na respectiva unidade curricular e que se submeteram à avaliação.porPrática pedagógicaWolfram|AlphaCálculo IWolfram | Alpha: uma ferramenta de aprendizagem ativa em Cálculo Ibook part